DESTAQUE

Trabalho para os alunos do Segundo Módulo de Atendente de Farmácia/Compartilhar

Orientações para o Seminário da Saúde dos alunos do Curso de Atendente de Farmácia  Cada grupo ficou com um tema sorteado em sala de aula, s...

domingo, 29 de agosto de 2021

Conhecendo o Pâncreas


O pâncreas é uma glândula de aproximadamente 15 cm de extensão fazendo parte do sistema digestivo e endócrino dos seres humanos que se localiza atrás do estômago e entre o duodeno e o baço. Ele é tanto exócrino (secretando suco pancreático, que contém enzimas digestivas) quanto endócrino (produzindo muitos hormônios importantes, como insulina, glucagon, somatostatina e amilina). Divide-se em cabeça, corpo e cauda. O pâncreas é um órgão produtor de enzimas, proteínas que aumentam a rapidez das transformações químicas.

Artérias e veias

O pâncreas é suprido arterialmente pelas artérias pancreaticoduodenais: A artéria mesentérica superior que origina as artérias pancreaticoduodenais inferiores A artéria gastroduodenal que origina as artérias pancreaticoduodenais superiores A artéria esplênica que origina as artérias pancreáticas.

A drenagem venosa é feita através das veias pancreáticas que são tributárias das veias esplênica e mesentérica superior, no entanto a maioria delas terminam na veia esplênica. A veia porta hepática é formada pela união da veia mesentérica superior e veia esplênica posteriormente ao colo do pâncreas. Geralmente a veia mesentérica inferior se une à veia esplênica atrás do pâncreas (em outras pessoas ela simplesmente se une à veia mesentérica superior).


O pâncreas produz o suco pancreático que age no processo digestivo, pois possui enzimas digestivas. Esta glândula também é responsável pela produção de hormônios como, por exemplo, insulina, somatostatina e glucagon.


  • Círculos claros (ilhotas de Langerhans) pâncreas endócrino: secreta hormônios que regulam os níveis de glicose sanguíneos
  • Tecido escuro circundante ou ácino pancreático pâncreas exócrino: produz enzimas que digerem o alimento

Células beta Insulina e Amilina Reduz o nível de glicose no sangue ao induzir captação, armazenamento e glicólise da glicose. Estimula a formação de glicerol. Inibe a digestão de lipídeos pelos adipócitos.
Celulas alfa Glucagon Aumenta o nível de glicose no sangue. Induz a glicogenólise e gliconeogênese
Células delta Somatostatina inibe o pâncreas endócrino. Inibe a secreção de enzimas pelas Células acinosas. Reduz a atividade do músculo liso do sistema digestório e vesícula biliar;
Células PP Polipeptídeo pancreático inibe a secreção do pâncreas exócrino.


Pâncreas Exocrino

Célula centroacinar: íons bicarbonato
Células basófilas: enzimas digestivas (amilase pancreática, tripsina, quimotripsina, etc.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário