Para os alunos do módulo 01 do curso de Atendente de Farmácia do Projeto Compartilhar.
Sistema tegumentar é o conjunto de estruturas que formam o revestimento externo dos seres vivos. Esse revestimento externo é chamado de tegumento ou integumento e nos vertebrados também é chamado de pele.
A Pele
A pele, também conhecida como cútis, em anatomia, é o órgão integrante do sistema tegumentar ( junta ou comunica o cabelo e pelos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas).
Ela desempenha importantes funções no corpo humano:
- proteção dos tecidos subjacentes;
- regulação da temperatura somática;
- conter terminações nervosas sensitivas;
- Excreção de substâncias pelo suor.
A pele é o maior órgão do corpo humano, constituindo 16% do peso corporal, sendo o órgão mais pesado do corpo. Ela e dividida em duas camadas: a epiderme,e a derme.
A pele é praticamente idêntica em todos os grupos étnicos humanos. Nos indivíduos de pele escura, os melanócitos produzem mais melanina que naqueles de pele clara, porém o seu número é semelhante.
Epiderme
A epiderme é uma camada com profundidade diferente conforme a região do corpo. Zonas sujeitas a maior atrito como palmas das mãos e pés têm uma camada mais grossa (conhecida como pele glabra por não possuírem pelos), e variam de 0,04 mm até 1,6 mm de espessura.
A epiderme é constituída por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado (células escamosas em várias camadas). A célula principal é o queratinócito (ou ceratinócito), que produz a queratina. A queratina é uma proteína resistente e impermeável responsável pela proteção. Existem também ninhos de melanócitos (produtores de melanina, um pigmento castanho que absorve os raios UV); e células imunitárias, principalmente células de Langerhans, gigantes e com prolongamentos membranares.
A epiderme não possui vasos sanguíneos, porque se nela houvesse vasos ficaria mais sujeita a ser "penetrada" por microorganismos. Os nutrientes e oxigénio chegam à epiderme por difusão a partir de vasos sanguíneos da derme.
Difusão é um processo físico em que substâncias são transportadas de uma região mais concentrada para outra menos concentrada de maneira aleatória e espontânea.
A origem da multiplicação celular é a camada basal. Todas as outras são constituídas de células cada vez mais diferenciadas que, com o crescimento basal, vão ficando cada vez mais periféricas, acabando por descamar e cair (uma origem importante do pó que se acumula nos locais onde vivem pessoas ou outros seres vivos).
Camada basal
é o mais profundo, em contacto com derme, constituído por células cúbicas pouco diferenciadas que se dividem continuamente, dando origem a todas as outras camadas. Contém muito pouca queratina. Algumas destas células diferenciam-se e passam para as camadas mais superficiais, enquanto outras permanecem na camada basal e continuam a se dividir.
Camada espinhosa
Células cúbicas ou achatadas com mais queratina que as basais. Começam a formar junções celulares umas com as outras, como desmossomas e tight junctions (daí o aspecto de espinhos).
Camada granulosa
Células achatadas, com grânulos de queratina proeminentes e outros como substâncias outras proteínas (colagénios).
Camada lúcida
Células achatadas hialinas eosinófilas devido a grânulos muito numerosos proteicos. Estas células libertam enzimas que as digerem. A maior parte já está morta (sem núcleo). Estão presentes na pele sem folículos pilosos (pele glabra).
Camada córnea
Constituído de células achatadas eosinófilas sem núcleo (mortas) com grande quantidade de filamentos, principalmente queratinas.
Órgãos Anexos da Epiderme
- Folículo piloso: produz uma estrutura maciça queratinizada, o pelo, que é produzido por células especializadas na sua raiz, constituindo o bulbo piloso. Tem músculo liso erector e terminações nervosas sensitivas associadas;
- Glândulas Sebáceas: tem a função de produzir sebo;
- Glândulas Sudoríparas: tem a função de produzir e eliminar o suor.
Derme
A derme é um tecido conjuntivo que sustenta a epiderme. É constituído por elementos fibrilares, como o colágeno e a elastina e outros elementos da matriz extracelular, como proteínas estruturais, glicosaminoglicanos, íons e água de solvatação. Os fibroblastos são as células envolvidas com a produção dos componentes da matriz extracelular.
A derme é subdividida em duas camadas: a camada papilar em contato com a epiderme, formada por tecido conjuntivo frouxo, e a camada reticular, constituída por tecido conjuntivo denso não modelado, onde predominam as fibras colagenosas. É na derme que se localizam os vasos sanguíneos que nutrem a epiderme, vasos linfáticos e também os nervos e os órgãos sensoriais a eles associados. Estes incluem vários tipos de sensores:
- Corpúsculo de Vater-Pacini, sensores de adaptação rápida, detectam vibrações ;
- Corpúsculo de Meissner com função de detecção de pressões de frequência diferente. ;
- Corpúsculo de Krause, sensíveis ao frio (pele glabra);
- Órgão de Ruffini, sensíveis ao calor;
- Célula de Merckel, sensíveis a tacto e pressão;
- Folículo piloso, com terminações nervosas associadas;
- Terminação nervosa livre, com dendritos livres sensíveis à dor e temperatura.
A epiderme desempenha as seguintes funções:
- reservatório energético
- isolante térmico
- modela superfície corporal
- absorção de choque e fixação dos órgãos.
E formada pelas seguintes camadas:
- Areolar: superficial; adipócitos globulares e volumosos e numerosos e delicados vasos.
- Lâmina fibrosa: separa a camada areolar da lamelar.
- Lamelar: mais profunda; aumento da espessura com ganho de peso (hiperplasia).
Hipoderme
A hipoderme ou tecido celular subcutâneo é uma camada de tecido conjuntivo frouxo localizada abaixo da derme, a camada profunda da pele, unindo-a de maneira pouco firme aos órgãos adjacentes. A depender do estado nutricional e da região do corpo, a hipoderme pode conter uma quantidade variável de tecido adiposo.
A hipoderme constitui órgão interior mas não deve ser considerada uma camada da pele.
Célula que compõe a hipoderme: adipocito.
Fonte:
Introdução à Anatomia.