Para os alunos do módulo 01 do curso de Atendente de Farmácia do Projeto Compartilhar.
Os medicamentos são produtos que contém um ou mais fármacos e são destinados para a prevenção ou tratamento de doenças. Os medicamentos possuem uma forma física, que caracteriza a forma farmacêutica.Fármaco: é toda substância ativa farmacologicamente, ou seja, que promove um efeito farmacologicamente quando administrada a um organismo. É a substância pura, que irá ser responsável pelo efeito.
Medicamento: e o produto farmacêutico final que pode ter um ou mais fármacos, além de várias outras substâncias com funções de conservantes, secantes, agregantes e etc e que são chamados de excipientes.
Exemplo:
Diovan
Fármaco: 40 mg de valsartano (normalmente o fármaco sempre vem acompanhada do valor em miligramas por decilitro).
Excipientes: celulose microcristalina, crospovidona, dioxido de sílico, coloídal, estearato de magnésio, hipromelose, dioxído de titânio, macrogol, óxido de ferro vermelho e amarelo, ferro preto.
Forma Farmacêutica X Via de Administração
Forma farmacêutica e a mistura do fármaco com os excipientes. As formas farmacêuticas são divididas em:
Sólidos: comprimidos, capsulas, pastilhas e etc;
Semi-Sólidos: gel,cremes, pomadas, pastas;
Líquido: soluções, líquidos para injeção e etc.
Via de Admministração: é o local de entrada do medicamento em um organismo. Elas são divididas em dois grupos:
Via Enteral: é aquela qual o medicamento inicia seu processo de absorção a partir de qualquer parte do trato gastrointestinal (oral, sublíngual, retal e etc);
Via Parenteral: não depende do trato gastrointestinal e se divide em dois grupos: Direta- que utilizam a injeção para inocular o medicamento, Indireto- uso tópico ou outro tipo de uso.

Nenhum comentário:
Postar um comentário